Mais vale um(a) pássaro(a) na mão...


...que dois a voar...


Todos sabemos,
digam-me vós se estou errada,
que faz parte do ser humano ter,
por vezes uma ambição exagerada...
Já lá diz o ditado,
que ter mais olhos que barriga,
só funciona para aqueles,
que têm a sorte como amiga...
Mas como ela fiel não é,
e nunca fica por muito tempo,
não vale a pena arriscar,
e depois viver em lamento...
Dêem valor ao que têm,
estimem oferecendo o melhor,
porque a vida compensa aqueles,
que sabem respeitar o amor...
De que vale ter muito,
se depois na prova final,
o resultado der zero,
na matemática real...
Mais vale um pássaro na mão,
que dois a voar,
isto é coisa certa,
a vida pode confirmar...
Agarrem pois o bicho,
com unhas e dentes,
e metam-no na gaiola,
e fiquem todos contentes...

*** Ártemis *** 

32 comentários:

  1. Pois...essa é uma questão de dialética. E eu, por deformação de convicção, prefiro a marxista. E logo, parece-me que bom, bom, é ter o(a)s três passar(a)s! :))
    (apenas por uma questão de contraditório...) :)))

    Jinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antunes,
      apenas e mesmo só por uma questão toda dele natureza contraditória (risos), que mais podia ser não é verdade?!!
      O que importa mesmo é tê-las na mão agora o resto decide o destino junto com a vida!
      beijo

      Eliminar
  2. um pássaro na mão,
    ou na passarinha
    ou um pássaro na gaiola
    e uma mão na passarinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vacil,
      sempre no seu melhor :-)

      beijo

      Eliminar
    2. nem sempre
      a insatisfação é eterna
      o desejo ilimitado
      gaiola nem sempre serve
      e o passaro por vezes murcho

      Eliminar
    3. Vacil,
      Bom existe muita verdade certamente nas tuas palavras, nesta vida nada mas nada é tão linear, por isso cada caso será sempre um caso...o que importa é a busca incessante pela nossa felicidade, sabendo que esta são momentos apenas!

      Eliminar
  3. Quem tudo quer tudo perde!
    Há que alimentar o que temos, cuidar todos os dias desse amor que nos preenche as horas e que nos pinta a vida de todas as cores possíveis e imagináveis...
    Um beijo bem grande em ti minha amazona :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imprópria,
      devemos explorar o que temos, porque por mais tempo que passe existirá sempre muito por desvendar!
      Cuidar dos dias desse amor (linda esta tua frase), é mesmo que o devemos fazer com toda a nossa alma!
      beijo granjolas para ti minha querida e sábia amiga!

      Eliminar
  4. hahaha...
    Obrigado pelo poema, és uma querida! Adoro-te, bebé!
    :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu a pensar que não tinha vossa senhoria apreciado o meu devaneio poetico :-)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. RUndisclose,
      cada um sabe o tamanho da sua gaiola e a capacidade para alimentar os passaros, mas há que lembrar que a sorte não é uma fiel amiga :-)
      mas também há quem nasça com o dito virado para a lua (risos)
      beijo daqui

      Eliminar
  6. Minha querida e doce Ártemis,
    quando [se] vive na intensidade do verbo amar esse ditado não faz sentido algum [pelo menos para mim] assim como as ditas "gaiolas" eu cá prefiro outro tipo de orifícios...risos

    Beijo intenso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Goti (já tinha sentido a tua falta, mulher!)
      até pensei que me tinhas abandonado(estou a brincar sei bem com quem conto)...
      Pois minha amiga somos pois duas a não conjugar o verbo amar em dois tempos...
      e quanto aos orificios, bom eu cá também prefiro outros muito mais interessantes...porque presa só mesmo por vontade :-)
      love u
      beijo

      Eliminar
    2. ...
      I'm so happy that you're in my life
      ...
      You were always on my mind
      You were always on my mind

      Love u too
      Beijo perene


      https://www.youtube.com/watch?v=n2aMaMkDwTA

      Eliminar
    3. Oh pha eu sou uma mulher sensível, já me arrebataste com este teu gesto...
      é por estas e por tantas outras que te Gosto MUITO!
      És uma querida amiga, alguem que trago também eu sempre comigo ao peito :-)
      beijo sweety

      Eliminar
  7. Eu cá gosto de ter o pássaro na mão e bem alimentado para não fugir, quanto aos outros a voar... deixa-os pousar, deixa-os pousar... :P

    ResponderEliminar
  8. Quarentona,
    ora nem mais se é para ter que se preste todo o auxilio necessário para que o animal se sinta em casa e feliz!Quanto aos outros é como dizes é deixá-los pousar...que o que não falta para ai são gailhos! :-)

    ResponderEliminar
  9. Pues si...estoy de acuerdo.
    Más vale pájaro en mano!
    Y respetar el amor!!¡
    Beijooo

    ResponderEliminar
  10. Ora nem mais! É mesmo só uma questão de números, fiquemos com aquele de bico preso na nossa mão. :)

    Kiss on you
    Vénus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vénus,
      quantidade nunca quis dizer qualidade :-)
      saibamos prender o que realmente vale a pena, o que faz sentido, o que é nosso!
      kiss on you

      Eliminar
  11. Sempre achei que a sabedoria popular tem muito de verdade e quase sempre são bons conselhos,hehehehe ;)

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandalf,
      o povo é sábio(quando quer, obviamente), existe uma verdade muito fincada por trás destes ditados...depois cada um molda com a sua própria verdade!

      beijo amigo

      Eliminar
  12. Para mim vale mais um pássaro na mão ...
    E cuidar desse pássaro com muito carinho, amor todos os dias como diz a Imprópriaparaconsumo e muito bem . Dá muito trabalho e temos que nos aplicar , mas depois é tão boa a compensação , tão prazeiroso .
    Deixa que te diga escreves tão bem , é sempre muito bom vir a esta praia :)

    Blue
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blue,
      o que é verdadeiramente bom é saber-te por aqui, a respirar o meu mar e a deixares as tuas calorosas pegadas na minha areia, sempre sequiosa por pés(almas) que a sabem afagar!!
      Sou-te pois muito grata por acarinhares a minha humilde escrita, retrato do meu sentir!
      Que voltes muitas vezes, é o meu desejo pois serás sempre muito bem vinda e eu estarei aqui para sempre te demonstrar isso!
      Dá trabalho amar como tão sabiamente dizes, mas vale a pena, vale muito a pena, porque o que é verdadeiramente valioso dá trabalho a ser conseguido!

      beijo na alma

      Eliminar
  13. Ártemis,

    "Meter o bicho na gaiola"

    lolol
    Fizeste-me soltar uma gargalhada brutal agora!

    Mas é isso mesmo.
    Preservar o que se tem ao máximo, afinal, todos os dias há coisas novas para descobrir e explorar!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nikita,
      rir faz bem...e também se pode falar de amor rindo!:-)
      meter o bicho da gaiola sem lhe tirar a liberdade é coisa para quem sabe e quem ama sabe, se sabe!!!
      Todos os dias são novos dias por isso existe sempre algo a explorar...
      beijo grande querida

      Eliminar
  14. Amiga, quando passarinho encontra casa quentinha, carinho e boa comida ele não foge...kkkk. Ai que visão deliciosa!!!! Bjussss

    ResponderEliminar
  15. Nádia,
    há que saber abrigar-lo...para que se sita em casa!(risos)
    beijo grande

    ResponderEliminar
  16. Respostas
    1. Tomates,
      já vi que gostas de ter o passaro livre :-)

      Eliminar

Partilha-te...